Promoções imperdíveis piracanjuba whey - Promoções imperdíveis Piracanjuba whey - Promoções imperdíveis piracanjuba whey - Promoções imperdíveis piracanjuba whey
Voltar para página anterior

Qual a diferença entre whey protein e proteína vegetal?

Balança
  • 3min de leitura
Encontradas sob diversas formas, as proteínas são essenciais para os músculos e para a saúde. Entenda aqui a diferença e os benefícios do whey protein e da proteína vegetal.

O consumo adequado de proteínas é um dos fatores mais importantes na alimentação, seja na vida de quem pratica exercícios físicos, ou mesmo em pessoas que buscam por uma vida equilibrada. 

Essenciais para a manutenção e crescimento da massa muscular, esses macronutrientes ainda participam da formação de hormônios, anticorpos, enzimas, além de serem fundamentais para a sustentação do corpo, já que ajudam a dar estrutura e forma para o organismo (através do colágeno, por exemplo).¹

Existem inúmeros tipos de proteínas, que podem ser consumidas através de alimentos, bebidas ou suplementos alimentares. Alguns exemplos são whey protein, albumina, proteínas vegetais, entre muitas outras.  

Mas então qual é a diferença entre o whey protein e a proteína vegetal? 

Basicamente, a diferença entre o whey protein e as proteínas vegetais é que a primeira opção é derivada do leite de vaca, tendo assim, origem animal, enquanto as proteínas vegetais vêm de alimentos de origem vegetal como arroz, leguminosas (como ervilha e soja), aveia ou castanhas. 

Quer saber mais sobre essas proteínas e de que forma podem beneficiar seu corpo? Então continue lendo essa matéria!

Proteínas do soro do leite (whey protein)

Talvez uma das proteínas mais famosas da atualidade seja a proteína do soro do leite – ou o whey protein. Sua base é de proteínas do soro do leite, sendo que estas são extraídas da porção aquosa do leite, durante o processo no qual é fabricado o queijo.²

Os estudos envolvendo produtos com whey protein mostram que seu consumo é capaz de promover o crescimento muscular e a reparação após o exercício físico. Outros motivos pelos quais o whey protein tem se destacado são: 

-  São facilmente digeríveis 

- Contêm todos os aminoácidos essenciais 

- São uma ótima fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA)  

- Rica fonte de peptídeos bioativos 

O soro de leite pode ser utilizado na formulação de alimentos em diversos formatos, que diferem na concentração de proteínas e no grau de hidrólise proteica, podendo ser classificada como: whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado.³

Proteínas vegetais

Já as proteínas vegetais, como o próprio nome diz, têm como origem alimentos vegetais, como soja, arroz, aveia, coco e castanhas, como a de caju ou amêndoas. 

A principal vantagem desta opção é a de que ela pode fazer parte da alimentação de pessoas vegetarianas ou veganas – público este que tem crescido cada vez mais! Essa é uma ótima forma de ajudar a garantir que pessoas que adotam esse estilo de vida consumam a quantidade diária necessária de proteínas. 

Outro ponto bem interessante para os consumidores de proteínas vegetais é que seu consumo pode beneficiar outros aspectos da saúde, como a imunidade, saúde cardiovascular e digestivas – tudo isso por conta dos chamados “peptídeos bioativos”, que são sequências curtas de proteínas, e que de forma geral, apresentam benefícios para a saúde.

Por outro lado, quando pensamos em ganho de massa muscular, algumas proteínas vegetais podem não oferecer quantidades adequadas de aminoácidos essenciais que são importantes nesse processo (ao contrário das fontes de origem animal). Por isso, é interessante consultar um profissional para uma orientação sobre as melhores proteínas vegetais para cada caso, uma vez que os aminoácidos disponíveis podem variar de acordo com a fonte.⁵⁻⁶ 

Referências Bibliográficas

[1] Brandão CFC, Junqueira-Franco MVM, San Martin RP, Oliveira RP, Oliveira CC, Noronha NY, Nonino CB et al. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Proteína. International Life Sciences do Brasil (ILSI Brasil). 2019. 

[2] Silva PO, Silva VJ, Vasconcelos TCL. Consequências da suplementação alimentar com whey protein para praticantes de exercícios físicos: uma revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022; 11(8): 1-9. 

[3] Gilmartin S, O´Brien N, Giblin L. Whey for Sarcopenia; Can Whey Peptides, Hydrolysates or Proteins Play a Beneficial Role? Foods. 2020; 9: 750. 

[4] Alves ES, Silva LA, Saqueti BHF, Artilha CAF, Silva DMB, Sousa LCS et al. Proteínas vegetais como alimentos funcionais revisão. Braz. J. of Develop. 2020; 6(2): 5869-5879. 

[5] Hevia-Larraín V, Gualano B, Longobardi I, Gil S, Fernandes AL, Costa LAR, et al. High-Protein Plant-Based Diet Versus a Protein-Matched Omnivorous Diet to Support Resistance Training Adaptations: A Comparison Between Habitual Vegans and Omnivores. Sports Medicine. 2021 Feb 18;51(6). 

[6] Kerksick CM, Jagim A, Hagele A, Jäger R. Plant Proteins and Exercise: What Role Can Plant Proteins Have in Promoting Adaptations to Exercise? Nutrients. 2021 Jun 7;13(6):1962.